Só de pensar em mudar o nome da sua marca dá um frio na barriga? A gente sabe…
Pode parecer uma mudança drástica, mas muitas vezes um novo nome é um passo necessário para o crescimento e sucesso do seu negócio.
Grande parte dos nossos projetos de mudança de nome acontecem devido a conflitos de registro e proteção. No entanto, problemas de viabilidade não são os únicos motivos para essa mudança; muitas vezes, um novo nome é a estratégia que define o sucesso de uma marca.
Para mostrar isso na prática, vamos compartilhar um projeto que chegou até nós por problemas de viabilidade do nome. No entanto, ao longo do processo, identificamos outros elementos que também reforçaram — e até ressignificaram — essa mudança.
Esperamos que você goste. Boa leitura!
O momento da marca
Tudo começou como uma pequena produção caseira de granolas durante a pandemia. O sucesso entre amigos e o boca a boca foi tanto que surgiu a necessidade de profissionalizar o negócio. Além de uma pequena cozinha industrial, a granola ganhou um nome e uma marca. O leque de produtos aumentou, o time cresceu e alguns influencers passaram a divulgar os produtos.
Então, aconteceu o que muitos empresários temem: o nome, embora já fosse querido pelo público, não estava disponível para registro. E agora?

O desafio e a estratégia para a mudança
Com o propósito de ganhar escala e abrangência, a empresa reconheceu a necessidade de encontrar um nome que fosse distintivo e que tivesse maiores chances de viabilidade (aqui, fazemos questão de falar em chances, pois como explicamos neste post, quando se trata de viabilidade, não é possível garantir que o registro da marca será aprovado).
Então, a partir da nossa imersão, entendemos que incentivar uma alimentação e um estilo de vida mais ativo e saudável era apenas o início de um propósito de marca muito maior. A essência estava atrelada à jornada de sua idealizadora, que decidiu empreender para seguir seu sonho, ainda que isso significasse renunciar à segurança de um emprego estável.
Com isso em mente, a marca nasce com um propósito significativo: gerar uma transformação positiva na vida das pessoas, inspirando-as a acreditarem no seu potencial e darem o seu melhor todos os dias.
Análise da comunicação e do nome antigo
Um ponto interessante da nossa imersão foi perceber que a comunicação da marca já estava bem alinhada com esse propósito: mensagens motivacionais, influencers ligados a um lifestyle saudável e ativo e um discurso bastante inspirador que ia além dos benefícios práticos do produto.
Ao mesmo tempo, ao analisar o nome antigo da marca, observamos que:
- Destacava um benefício prático do produto: a facilidade.
- Não se conectava com o propósito grandioso e inspirador da marca.
- Sua sonoridade era leve e delicada, sem muito destaque e impacto.
- Não transmitia a energia e vitalidade presentes no DNA da marca.
Essa análise nos ajudou a perceber a oportunidade de aproveitar esse momento de mudança para encontrar um novo nome que fosse mais alinhado com o propósito e a personalidade da marca.

Um novo nome
Tendo em vista que o nome antigo não comunicava a essência da marca, partimos para a abertura de ideias para o novo nome.
Um importante fio condutor da nossa criação foi a definição do arquétipo do herói, que traduz a personalidade corajosa e inspiradora da marca e de sua idealizadora, posicionando a marca como uma fonte de inspiração.
Desse modo chegamos em Heroica. Com uma sonoridade forte e grandiosa, Heroica captura perfeitamente a essência dessa marca. Fala de jornada, determinação e conquista. É vibrante, cheio de energia e vitalidade. Um nome que chega sem medo, pronto para aprofundar o discurso da marca e criar uma conexão emocional com as pessoas.
Não apenas pensando no impacto na narrativa da marca, outros pontos que consideramos na escolha de Heroica foram:
– Diferenciação do mercado: no cenário da marca, Heroica é um nome bastante original. Permite criar uma identidade forte, que se destaca no mercado.
– Facilidade de pronúncia: Heroica é uma palavra existente, de pronúncia conhecida. Esse fator ajuda a tornar a marca memorável.
– Viabilidade: apesar do desafio da classe 35 (uma das classes mais concorridas do INPI, pois abarca os comércios em geral), Heroica possui boas chances de registro.

Fechando com chave de ouro
Juntamente com o nome, a tagline “sua pitada de coragem” resume o propósito da marca, refletindo o papel e o impacto que a Heroica deseja ter na vida das pessoas. Inspirada por uma fala da idealizadora, a tagline reforça que a Heroica busca não só oferecer produtos para uma alimentação saudável, mas também inspirar as pessoas a irem atrás dos seus sonhos e objetivos.

Concluindo
Sem dúvida, trocar o nome de uma marca não é uma decisão fácil e não deve ser feita a todo momento. É um processo que exige uma reflexão profunda sobre o propósito, os valores e a estratégia do negócio. No caso da Heroica, a mudança de nome foi uma oportunidade para realinhar a marca com sua essência e fortalecer sua presença no mercado.
Se você está considerando mudar o nome da sua marca, pense além da viabilidade de registro. Avalie como o novo nome pode apoiar o crescimento e o sucesso a longo prazo, refletindo a identidade e os valores da sua empresa e garantindo uma forte conexão com o seu público.

Tem interesse em fazer um projeto de naming para sua marca? Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar a transformar seu negócio.
Para concluir, o projeto visual de Heroica está incrível! Traduz perfeitamente toda força e vitalidade da marca. Não deixe de conferir em nosso Behance.