O que é tagline? Tudo o que você precisa saber!

Já pensou em identificar a essência de uma marca somente com uma frase? Essa é a proposta da tagline.

Bastante ligada ao aspecto emocional de um negócio, a tagline passou a ser cada vez mais usada por empresas que entendem a importância de ter seu propósito, sua essência, bem declarada.

Seja para uso interno, com os profissionais de uma empresa, ou em campanhas externas pontuais, uma tagline pode ser usada de diferentes maneiras. E saber como e quando usar a tagline pode ser um passo estratégico para o seu negócio.

Pensando nisso, a Bradda preparou um artigo completo sobre o tema. Assim, você será capaz de entender o objetivo dessa frase, e ainda aprender como criar a sua. Confira!

Tagline: O que é?

A tagline é uma frase formada por poucas palavras, que resume qual é a essência de um negócio, a alma de uma marca. 

Alina Wheeler, autora do livro “Design de Identidade da Marca”, define a tagline como: “uma frase curta que captura a essência, a personalidade e o posicionamento da marca de uma empresa e a diferencia de seus concorrentes.” 

Com essa frase, a marca é capaz de demonstrar seus valores, suas características, seus diferenciais e o sentimento que quer passar para o consumidor. Tudo de modo prático e simples de ser compreendido.

É importante que a composição seja impactante e fácil de memorizar, o que ajuda a fortalecer a marca na mente do consumidor ou dos profissionais ligados à ela.

Como a frase representa o negócio como um todo, é bastante comum que seja utilizada pela marca por um bom período. Sua mudança geralmente está atrelada a uma reestruturação da empresa ou reposicionamento no mercado.

Tagline significado

Muita gente procura pelo que é tagline, a tradução da palavra em si. Porém, esse é um termo que não possui uma sentença equivalente no português.

Assim, ao invés de buscar pela tradução, você pode usar a definição da tagline: uma frase curta, que define o propósito de uma marca.

Como e quando usar tagline?

É simples entender que a tagline é um resumo do propósito da marca. Porém, muitas pessoas sentem dificuldade em saber como e quando usar a tagline. Você também se sente em dúvida sobre o assunto? 

Se a resposta for positiva, saiba que o uso da frase pode acontecer em dois momentos: para a comunicação interna e para a comunicação externa da marca.

Na comunicação interna, a composição é utilizada para alinhamento da equipe. Ela pode estar presente em materiais de reuniões, em treinamentos ou como um lembrete frequente de qual é o propósito da marca.

Na comunicação externa, a tagline entra em publicidades específicas. Nesse caso, ao invés de anunciar um produto para vender, a marca pretende compartilhar com o mundo qual é o seu principal objetivo, o que move a empresa.

Ainda que o uso externo seja menos frequente, para algumas empresas, compartilhar a tagline pode ser uma decisão estratégica para estar mais próxima do público-alvo, ou mesmo criar uma imagem coerente para a marca.

Tagline e slogan são diferentes

Tagline e slogan são termos conhecidos no mundo do branding e costumam causar uma certa confusão. Mesmo em uma pesquisa no Google por tagline, muitos dos resultados que aparecem são correspondentes aos slogans.

Mas calma, que podemos te explicar as diferenças!

A tagline é a representação do propósito da empresa. Justamente por isso, por retratar a essência da marca, essa frase costuma ser utilizada por um bom tempo e nem sempre é divulgada para o público externo.

Já o Slogan tem um viés mais comercial, muitas vezes criado para uma campanha específica, e por isso mesmo, pode mudar com uma certa frequência.

É interessante saber que uma tagline pode se tornar um slogan, caso faça sentido na estratégia de marca. Isso porque, a frase é o fio condutor da marca, serve como um guia para suas ações.

Dessa forma, um slogan pode usar a tagline como base para sua criação, tendo sinergia com ela. Por outro lado, nem todo slogan se torna uma tagline.

Para saber mais sobre o slogan, você pode conferir esse artigo especial que preparamos sobre Slogan.

Como criar uma tagline?

Algo que nem todo mundo sabe é que criar uma tagline é uma possibilidade para qualquer pessoa – seja o dono do negócio ou um profissional de marketing ou de branding.

É claro que existem escritórios de design, como a Bradda, que podem desenvolver a tagline para você, o que torna o processo muito mais simples.

Aqui na Bradda, começamos a criar opções dessas frases após as reuniões de briefing com nossos clientes, o que nos permite compreender e identificar a essência da empresa. Dessa forma, o desenvolvimento fica muito mais coerente com o propósito de cada negócio.

Porém, se você optar por criar sua própria tagline, saiba que existem alguns passos simples que você pode seguir e que são úteis nessa tarefa. 

E para facilitar, separamos os 5 passos principais para que você faça essa frase de impacto com facilidade. Confira!

1. Pense nos benefícios do que a sua empresa oferece

Para começar, é preciso analisar o que a sua marca se propõe a fazer.

Nesse sentido, deve-se ir além do produto ou serviço oferecido. O foco precisa estar nos benefícios que esses produtos ou serviços proporcionam para o usuário.

Podemos citar como exemplo a tagline dos Parques da Disney, “o lugar mais feliz da Terra”. Nessa frase, não conseguimos identificar rapidamente que se trata de uma empresa de parques de diversão, mas entendemos claramente qual é o propósito da marca.

Fonte: Mental Floss

Algo que pode ajudar é listar as características dos produtos ou serviços oferecidos. Depois disso, pense no impacto positivo que cada um deles gera no seu cliente ou público-alvo.

2. Coloque as palavras no papel (ou na tela)

Como falamos anteriormente, a estrutura da tagline é uma frase composta por poucas palavras. Porém, limitar a quantidade de palavras, em um primeiro momento, pode ser uma má ideia.

Nesse sentido, a dica é colocar todas as frases que resumem o propósito da sua marca no papel (ou na tela), sem medo.

Elenque todos os benefícios para deixar sua mente mais livre e ter uma visão geral do propósito da marca.

3. Revisando o material

Depois de desenvolver algumas frases, é hora de revisar o material e resumir algumas delas.

O objetivo nessa etapa é transformar frases grandes em pequenas combinações de três a cinco palavras.

O dicionário ou um site de sinônimos são grandes aliados nesse momento. Assim, você conseguirá ter algumas ideias de como resumir suas frases, sem perder o sentido.

4. Gere alternativas

Antes de tomar uma decisão e definir a tagline, aproveite que as ideias já estão mais claras para gerar novas e diferentes alternativas.

Você pode fazer combinações com palavras diversas, buscar sinônimos, pensar na estrutura das frases, enfim. 

Se você está desenvolvendo essa frase de impacto sozinho, esse pode ser um bom momento para compartilhar com outros membros da sua equipe e convidá-los para gerar outras sugestões.

O ideal é ter, pelo menos, três boas taglines, que passarão pelo processo de decisão.

5. Tagline que reflete a marca

Com suas opções desenvolvidas, é hora de fazer uma escolha pela frase que melhor representa o espírito da sua marca.

Lembre-se de focar em encontrar uma frase que corresponda com o propósito da sua empresa. Busque por uma descrição perfeita para a essência da marca.

Um exemplo que pode te inspirar é a tagline da Fiat, “Movidos pela paixão”. Temos uma pequena referência ao produto desenvolvido (“movidos” lembra o movimento dos veículos), mas a essência da marca está no que a motiva – a paixão pelos carros.

Fonte: Prezi

Uma tagline para a sua marca

Agora, você já sabe tudo sobre tagline, do significado aos principais usos. Ou seja, você tem o que precisa para criar uma ou solicitar o apoio da Bradda para desenvolver a sua. 

E a partir do momento que você identificar o propósito da sua marca, tenha certeza de que você terá um “guia” para diferentes momentos, seja em campanhas publicitárias ou como uma motivação diária do porquê sua empresa faz o que faz.

Dessa forma, uma tagline para a sua marca pode se tornar muito mais do que uma frase de impacto. Ela pode ser o seu brado, o seu grito de guerra!

Para produzirmos este post utilizamos como referências:

Máquina de Resultados

Cria UFMG

Criar Portfólio

Estúdio Roxo

Esperamos que tenha aproveitado a leitura!

 

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[ebook] Naming - O processo estratégico

[ebook] O que é Branding?