Tradição x Transformação: a estratégia de branding de Aporá

Aplicação da marca Aporá em um kit de papelaria

A faísca desse projeto de branding surgiu da necessidade de concretizar uma convicção importante: resgatar um viver mais livre, amplo e tranquilo. Uma nova página, depois de mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento e entrega de empreendimentos imobiliários. 

Quando falamos do setor de construção e incorporação, identificamos um mercado muito tradicional. Os projetos nessa área envolvem ciclos longos, fazendo com que relações de longo prazo sejam construídas. Além disso, a percepção de durabilidade de cada empreendimento entregue contribui para uma sensação de permanência e tradição quando comparada a outros mercados. Outro ponto importante na credibilidade é o número de obras entregues e o tempo de vida da empresa. 

Nesse cenário, começar uma nova marca representava um desafio e tanto. E de desafio a gente entende. Acompanhe os detalhes desse projeto!

Aplicação da marca de Aporá em um cartaz. A frase escrita é "Amplie seus horizontes"


Desafio e imersão

Nosso desafio inicial foi compreender as possíveis frentes de negócio, seus produtos e seus públicos para assim definir as marcas necessárias e estabelecer a relação entre cada uma delas por meio de uma arquitetura de marcas (falaremos mais sobre ela no próximo tópico).

A partir desse entendimento mais profundo, o objetivo do projeto de branding foi construir uma comunicação sólida e consistente, capaz de refletir o propósito do negócio e conseguir gerar credibilidade para uma nova marca nesse mercado onde a tradição fala alto.

Arquitetura de Marca

Como falamos no tópico anterior, um dos nossos desafios era compreender a arquitetura das marcas. Após analisarmos os concorrentes e entender quais os serviços oferecidos, desenhamos algumas possibilidades de caminhos a serem seguidos. Como nesse projeto de branding nosso objetivo era fortalecer o reconhecimento e a credibilidade dessa nova marca, optamos pela arquitetura de marca monolítica. 

Nessa configuração, todas as frentes de negócio compartilham nome, identidade visual e valores da marca-mãe, diferenciando-se apenas nos descritivos de suas assinaturas — no caso, condomínios, loteamentos e construtora.

Ao entrarmos no universo dos empreendimentos, estabelecemos uma arquitetura de marca mista, em que alguns empreendimentos serão endossados pela marca-mãe e outros serão completamente independentes, a depender da estratégia comercial da incorporadora na implementação de cada um.


Branding com estratégia e propósito

Após várias reuniões de imersão e workshops, compreendemos que a incorporadora tem como propósito oferecer uma nova forma de viver, contribuindo com o planejamento urbano e com o desenvolvimento de uma sociedade mais próspera.

Partindo da ideia de transformar paisagens para criar espaços e conexões relevantes, identificamos a oportunidade de estabelecer uma comunicação dinâmica, otimista e acolhedora. Dessa forma, buscamos equilibrar as fronteiras da tradição com uma abordagem prática e realista, visando estabelecer uma presença vibrante, original e inspiradora.

Em nossos projetos de branding, as principais entregas da estratégia de marca são a Plataforma de Marca, o Golden Circle e a Tagline. Elas buscam materializar tudo o que encontramos e traduzir de forma que fique claro e seja a base para toda a comunicação futura da empresa.

Vamos falar sobre cada uma delas?

A Plataforma de marca representa os valores e atributos que pautam todas as ações de uma empresa. No caso da incorporadora, os conceitos definidos para representá-la mostram no que acredita: transparência, praticidade, transformação e otimismo.

Aplicação da marca Aporá em um outdoor. A frase escrita é "Criando espaços relevantes"

Outro recurso que utilizamos, o Golden Circle, é um modelo desenvolvido por Simon Sinek, que organiza a razão de existência de uma marca em três esferas: a entrega efetiva, a forma de entregar valor e o propósito central.

No caso da Incorporadora, o Golden Circle ficou assim:

O que fazemos?
Desenvolvemos loteamentos e condomínios horizontais que proporcionam uma nova forma de viver.

Como fazemos?
Com inteligência, transformamos paisagens para criar espaços e conexões relevantes. Práticos e transparentes, agimos otimistas construindo um futuro próspero e sustentável.

Por que fazemos?
Acreditamos que o planejamento urbano é uma ferramenta de cidadania e integração que favorece o bem estar da sociedade.

Já a tagline tem a intenção de resumir a essência de um negócio, a alma de uma marca. Para a incorporadora, a tagline Novos horizontes para viver bem reflete o compromisso com a transformação e o bem-estar. Além de remeter aos empreendimentos horizontais, o principal foco do negócio, também evoca a ideia de alcançar novas conquistas e viver com harmonia e qualidade de vida.

Aplicação da marca aporá em dois cartazes. Em um deles há a frase "Novos horizontes para viver bem".

Com esses pontos definidos passamos para um dos momentos mais importantes do projeto de branding: o desenvolvimento do nome!

O Nome

Ao contrário do que muitos pensam, esse não é um processo fácil. É um processo complexo e estratégico, que precisa considerar o posicionamento e a visão de futuro do negócio. 

Você pode conferir mais detalhes sobre o processo de naming neste post ou baixar nosso ebook que traz o processo detalhado aplicado a um projeto para uma cafeteria muito charmosa aqui.

Nossas diretrizes para a criação desse nome eram:

  • Passar credibilidade e gerar empatia;
  • Ter um significado, mesmo que não seja óbvio; 
  • Grafia e pronúncia fáceis, mesmo que em outro idioma;
  • Falar de conexão e integração: com pessoas, meio ambiente e comunidade;
  • Falar de transformação do espaço/antes e depois.

Chegamos a algumas opções de nomes que atendiam a esses critérios, mas o nome que estava melhor alinhado com a estratégia do projeto foi: Aporá.

Imagem animada com o nome Aporá.

Aporá, que no tupi significa “monte bonito” sintetiza perfeitamente a essência da empresa. Ele reforça o olhar para o futuro com otimismo e o impacto positivo que a incorporadora busca gerar: comunidades harmoniosas, natureza valorizada e cenários deslumbrantes.
Além disso, tem grafia e pronúncia simples e apresenta uma sonoridade forte, aberta e grandiosa.

E por último, mas não menos importante, é um nome com altas chances de registro junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual). Esse é um dos principais critérios na hora de selecionar os nomes finalistas dos nossos projetos de naming. Um nome protegido ganha exclusividade, representa segurança e evita problemas futuros. 

Nomeando os empreendimentos

Como complemento para a estratégia de branding de Aporá, também criamos diretrizes e um framework para a composição dos nomes dos empreendimentos. Dessa forma, asseguramos que os produtos replicados no futuro terão consistência com o propósito e ideias centrais da marca-mãe.

O item principal para a composição dos nomes são alguns conceitos que fazem conexão direta com o propósito de Aporá. São eles:
1) Histórico do local onde o empreendimento será implantado;
2) Marcos significativos para quem está conquistando sua nova casa;
3) Sensação de amplitude e liberdade;
4) Conexão com a natureza;
5) Conexão com bem-estar;
6) Senso de coletividade.

Tão importante quanto os pontos de partida é ter clareza dos pontos que podem ser contraditórios com a visão de mundo de Aporá. São eles:
1) Evitar nomes que remetem à verticalidade;
2) Evitar estrangeirismo e complexidade;
3) Evitar nomes que remetam a espaços pequenos ou restritos;
4) Evitar nomes que remetam a individualidade;
5) Evitar compor nomes de origem indígena com palavra de origem estrangeira;
6) Evitar o uso do nome “Aporá”, preservando a originalidade da marca-mãe.

O primeiro empreendimento de Aporá será um loteamento em Santo Antônio da Platina (PR). Para o desenvolvimento desse nome, partimos do princípio de pesquisar sobre o histórico do local, e fomos entender um pouco mais sobre sua tradição e formação. Nos deparamos com uma notícia sobre o orgulho de seus habitantes com a floração do Ipê amarelo, que também é uma das árvores mais comuns no estado.

Chegamos então ao nome Recanto dos Ipês, remetendo a um espaço de paz e tranquilidade em meio a natureza. 

Identidade Visual

A identidade visual da Aporá foi cuidadosamente elaborada para trazer originalidade à marca. Cada elemento reflete a essência e os valores definidos na estratégia da marca, de forma que o universo visual criado gera consistência em suas aplicações.

A marca precisava se comunicar tanto com o público jovem quanto com o público mais tradicional. Outro ponto de atenção era garantir um bom desempenho tanto no ambiente digital quanto nos pontos de contato físicos, já que as aplicações nos canteiros de obras estarão expostas a condições adversas. 

O universo visual de Aporá utiliza o espaço (natural e arquitetônico) como elemento visual, em molduras ou formas sólidas, variáveis e dinâmicas. A combinação de cores quentes trazem otimismo e um toque acolhedor à comunicação.

Imagem animada exemplificando os elementos acessórios.

Neste link, você confere os detalhes da etapa visual desse projeto.

Confira o site Aporá, incorporadora de Curitiba (PR) dedicada a desenvolver e implantar condomínios e loteamentos horizontais que resgatem um viver mais livre, amplo e tranquilo.

Esperamos que tenha aproveitado a leitura!

 

Confira também:

[ebook] Naming - O processo estratégico

[ebook] O que é Branding?