Rebranding da Facility: uma empresa desbravando novas oportunidades

Quando a Facility nos procurou, eles estavam passando por um desafio muito comum no caminho de empresas que crescem rapidamente em seus mercados: falta de consistência em sua identidade de marca. 

Cada ponto de contato que o cliente tinha com a marca estava se comunicando de uma maneira. Nosso desafio era trazer alinhamento e uma nova identidade visual que representasse os valores atuais da empresa.

Vem conferir em detalhes esse projeto de rebranding!

Sobre a Facility

A Facility Promotora é uma empresa de crédito consignado para servidores públicos e aposentados e pensionistas do INSS, localizada em Florianópolis (SC). Nasceu da expertise de seus sócios sobre o mercado e de suas almas otimistas e audaciosas, características muito presentes na empresa.

No momento do projeto, a empresa contava com 150 facilitadores, como são carinhosamente chamados seus colaboradores. Sua atuação se dá principalmente em Santa Catarina, mas com uma visão de expansão para o futuro.

O desafio e a imersão

Como falamos no início, a Facility vinha de um ritmo de crescimento muito acelerado. É uma das maiores empresas de crédito consignado da região. Contribuindo com esse crescimento, estava um mercado em expansão, mas também, muito afetado por golpes. 

A falta de consistência que a marca tinha em seus pontos de contato acabava impactando sua relação com os clientes. Precisavam fortalecer a marca e criar uma relação de confiança e credibilidade em seus negócios.

Para nos aprofundar mais nos desafios enfrentados, iniciamos esse projeto com uma etapa de imersão. Entrevistamos os fundadores da empresa e algumas pessoas do time, fizemos pesquisas com toda a equipe e um workshop com os líderes, a fim de conversar e identificar pontos-chave presentes no DNA da empresa. Encontramos uma empresa muito orgulhosa de seus resultados, confiante e otimista em relação ao futuro: eles estão sempre em busca de novas oportunidades.

Identificamos seus talentos inatos, cruzamos com dados do mercado e público e alinhamos as estratégias. Nosso caminho para o desenvolvimento do propósito estava claro!

Exemplo de uma aplicação do Rebranding Facility em uma rua

Desenvolvendo o propósito e alinhando o discurso

Em nossos projetos, uma das principais entregas é a Estratégia de marca, materializada através da Plataforma de Marca, o Golden Circle e a Tagline. Elas buscam materializar tudo o que encontramos e traduzir de forma que fique claro e acessível para que conduz a marca.

Vamos falar sobre cada uma delas?

A Plataforma de marca representa os valores e atributos que pautam todas as ações de uma empresa. No caso da Facility, os conceitos definidos para representá-los mostram quem eles são: desbravadores, colaborativos, obstinados e engajados.

Outro recurso que utilizamos, o Golden Circle, é um modelo desenvolvido por Simon Sinek, que organiza a razão de existência de uma marca em três esferas: a entrega efetiva, a forma de entregar valor e o propósito central.

No caso da Facility, o Golden Circle ficou assim:

O QUE FAZEMOS?
REALIZAMOS TRANSFORMAÇÕES.
Tornamos realizações possíveis, ampliamos oportunidades e fortalecemos a autonomia através do crédito consignado.

COMO FAZEMOS?
DAMOS NOSSO MELHOR A CADA DIA.
A persistência nos leva à conquista. Por isso incentivamos que as pessoas vivam suas jornadas com determinação e enxerguem a vida com mais otimismo.

POR QUE FAZEMOS?
IMPULSIONAMOS CONQUISTAS MAIORES.
Chegam mais longe aqueles que desbravam territórios, que não permanecem estagnados e que experimentam novos jeitos de viver a vida.

Já a tagline tem a intenção de resumir a essência de um negócio, a alma de uma marca (temos um post só sobre ela, você pode conferir aqui). Para a Facility, aproveitando o momento do rebranding, trouxemos a personalidade corajosa e motivadora, reforçando o seu propósito com a tagline: desbrave novas oportunidades.

Com esses pontos alinhados foi possível desdobrar a comunicação da marca e criar diretrizes para que pudessem ser usadas de maneira efetiva pelo time, mantendo consistência na sua comunicação verbal.

Bônus: confira o manifesto de marca nesse vídeo Manifesto Facility.

Traduzindo os conceitos na Identidade Visual

O nosso case de rebranding não para por aí. Agora vem a cereja do bolo!

Depois de todo alinhamento e construção estratégica do discurso verbal, como traduzir esses conceitos para atualizar a identidade visual da marca?

Além do desafio de traduzir de maneira visual os conceitos, a Facility apresentava outro desafio com a marca: o apego ao símbolo anterior. As correntes simbolizadas em sua marca antiga representavam muito do que eles eram e da sua força. Era a tradução do antigo mote “conectando pessoas a oportunidades” e algumas pessoas tinham até o símbolo tatuado (P.S.: já rolaram tattoos com a marca nova também!).

Mas, era hora de assumir um novo momento e desbravar novas oportunidades! Olha aí as correntes sendo quebradas 🙂 

Depois de vários estudos, chegamos ao novo símbolo da Facility como a combinação de dois conceitos: a montanha, que simboliza o desbravar, e o alvo, representando a obstinação e alcance de objetivos.

Nova marca da Facility após o rebranding

Outro ponto importante, era tornar a marca mais amigável e acessível. Essa questão embasou a escolha da nova tipografia, com letras em caixa baixa e alguns cantos arredondados.

A paleta de cores também foi padronizada. Mantivemos com mais relevância o uso do verde, característica, já que era algo reconhecido como um asset da marca Facility.

Aplicações da identidade visual após o rebranding com a nova paleta de cores

As ilustrações também foram um recurso trazido com a intenção de deixar a marca mais humanizada e amigável, além de trazer modernidade e uma pegada mais tech.

Para as fotografias, a diretriz criada indica o uso de pessoas em momentos felizes e vivendo suas conquistas. Evitando retratar somente a figura do dinheiro ou de pessoas interagindo com o mesmo.

Os elementos do símbolo também são usados como apoio gráfico, com o efeito degradê, buscando trazer o conceito de caminho percorrido em direção aos objetivos.

Identidade visual após o rebranding aplicada com seus novos elementos

Rebranding para uma nova Facility

Um ponto de dúvida entre as empresas é qual o momento certo para um rebranding. No caso da Facility, foi a falta de consistência na comunicação da marca.

Agora, pronta para ampliar as possibilidades para os seus clientes, a Facility está renovada! Com seu propósito definido e suas identidades verbal e visual alinhadas, ela é capaz de se comunicar de forma consistente e sincera com seu público.

Estamos orgulhosos de ter participado desse processo e hastear mais uma bandeira capaz de criar conexões genuínas com as pessoas!

Qual o desafio da sua marca no momento? 

Vamos conversar sobre como podemos ajudá-la?

Esperamos que tenha aproveitado a leitura!

 

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