A Calmô é uma cafeteria brasileira, focada em cafés especiais e biscoitos artesanais, com uma experiência de compra prática e rápida. É um lugar para vivenciar momentos de leveza em um ambiente democrático e amigável. E um espaço assim, merece um projeto de marca completo, certo?

Mas antes de chegar nesse estágio da marca, houve um processo completo, que envolveu times de diferentes áreas. Dessa forma, atingimos como resultado um projeto de marca coerente, com um storytelling claro e atrativo.

Vem conhecer o projeto de marca da Calmô!

Desafio

Nesse projeto de marca, tudo precisava ser pensado do zero. A princípio, essa marca não tinha nome, tema, modelo de negócio ou mesmo um produto.

Nós sabíamos que esse era um café no estilo “takeaway”. Mas como não haviam limites para criar, tivemos a chance de transformar todas as boas ideias e visões em uma marca sólida.

Dessa forma, ao final, nós propomos uma marca que sabe o seu lugar no mundo. E para chegar nesse ponto, foi preciso criar uma comunicação democrática, para que todos se sentissem acolhidos no mesmo espaço.

Solução

A partir de um profundo processo de imersão no mercado e no perfil do cliente, percebemos quais seriam as propostas de valor da marca.

Primeiramente, levamos em consideração a essência do fundador da Calmô, uma pessoa que aprecia momentos de pausa e o que é simples na vida diária.

A partir disso, desenhamos uma marca que contempla um lugar de permanência, um atendimento carinhoso e uma conversa descontraída. Um convite para curtir a calmaria de um café, mesmo que curto, para quem precisa de um respiro e uma conversa com aconchego. Como uma vírgula em uma frase, um ponto para parar e acalmar.

O projeto de marca foi feito, passo a passo, com diversos profissionais de diversas áreas. Assim, conseguimos um resultado onde as ideias foram amadurecendo, mudando e se adaptando.

A partir do modelo de negócio, elaboramos o branding. Também trocamos ideias com o projeto de arquitetura, para criar uma identidade visual conectada e coerente.

O resultado foi uma marca muito bem pensada, estruturada e conectada, onde tudo dialoga.

Identidade Visual

Do nome da marca ao design dos elementos visuais, a Calmô reforça a ideia de fazer uma pausa para curtir pequenos momentos.

Nesse sentido, nós temos um logotipo formado por uma tipografia com curvas suaves e pequenas intervenções. Isso acontece para trazer a ideia de descontração. A mistura de letras maiúsculas e minúsculas também mostra uma vibe espontânea, amigável e versátil.

Além disso, nós temos um símbolo, que entra nas composições visuais da marca como detalhe. Trata-se de uma vírgula, um sinal de pontuação gráfico que indica uma pequena pausa.

Ilustrações

O Universo Visual Calmô tem ilustrações de apoio que ajudam a trazer conexão com o público ao retratar pessoas em diferentes momentos de pausa. Ou seja, reforçamos a ideia de que cada pausa é uma experiência única e prazerosa. O estilo da linha é minimalista e atemporal, sem ser infantil.

Pequenos detalhes em laranja podem ser usados para aumentar a conexão com a marca e trazer espontaneidade.

As ilustrações também podem ser acompanhadas de frases que ajudam a transmitir a personalidade e o senso de humor de Calmô.

Nesse projeto de marca, nós trabalhamos todos os detalhes desde o primeiro momento. Assim, além de trazer ideias de nomes, ajudamos a criar um conceito, universo visual e materiais de apoio.

Como resultado, o cliente teve direcionamentos claros, para utilizar e adaptar conforme as suas necessidades.

Se você está pensando em fazer um projeto de marca, mas não tem nenhuma ideia definida sobre nome ou identidade visual, fale com a Bradda! Certamente, podemos criar algo incrível juntos!

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Calmô – Projeto de marca