Você conhece o Visitei? É uma iniciativa muito bacana que tem como propósito levar pessoas a conhecer diferentes escritórios de design, quem trabalha lá e suas metodologias. O funcionamento é bem simples: as empresas agendam a visita, os interessados confirmam sua presença e depois é só aproveitar a troca de experiências.
A proposta é especialmente legal para estudantes sentirem a realidade do mercado de trabalho, conhecerem novas formas de trabalhar e pensar o design, e até mesmo para entregar um currículo ou portfólio para aquela empresa que você admira.
Pois é, a Bradda gostou tanto da ideia que resolveu aderir a ela e abrir seu espaço durante uma tarde para um encontro muito produtivo com estudantes e entusiastas de branding e design.
A preparação para receber nossos convidados foi grande. Nosso roteiro consistia basicamente em nos apresentarmos como empresa, profissionais, e mostrar exatamente o que é a nossa expertise (o branding) e como ela se diferencia da construção de identidades visuais – que julgamos ser uma dúvida muito comum entre estudantes das primeiras fases dos cursos de design. Após isso, apresentaríamos um case e faríamos uma dinâmica mais prática.
Uma grande preocupação era que o encontro não tivesse ares de palestra e nem aquela distribuição espacial clássica de professores e ouvintes. O objetivo era ter uma conversa espontânea, sincera, e sem muitos formalismos (afinal de contas, também queríamos ouvir e aprender com os visitantes).
Então, escrevemos um roteiro mas não pensamos no plot twist, e é óbvio que ele nos surpreenderia. Nossos visitantes Daniela Anjos, Rodolfo Afonso e Lucas Braz – todos estudantes das últimas fases de seus cursos – chegaram e demostraram um conhecimento e curiosidade muito grandes acerca do universo do branding. Isso foi muito positivo, pois permitiu que cumpríssemos nosso objetivo primordial de uma forma muito eficiente. Seguimos apenas o fluxo da conversa e das dúvidas que iam aparecendo. O encontro não só se tornou mais natural, como também muito mais produtivo do que se tivéssemos “congelado” o percurso.
Conversamos sobre nossa metodologia, práticas de mercado, assimilação cultural do branding e do design no Brasil e muitos outros assuntos interessantes e muito pertinentes à nossa classe profissional. Para não dizer que não executamos nada do nosso plano, apresentamos o case de rebranding da Castro Mello Arquitetos, desde as fases iniciais até a execução final.
Ficamos muito contentes de conhecer pessoas interessadas em contribuir no crescimento da profissão e na compreensão da importância de um bom projeto de branding para as empresas. Esperamos que nossos convidados tenham aproveitado tanto quanto a gente.
Na verdade, não vemos a hora de fazer de novo.