[Passo 5 de 9] Propósito de Marca

Propósito de marca é uma das definições mais importantes no posicionamento de uma marca, a busca da essência, da principal razão de existir. É a resposta ao porquê ela faz o que faz. É a promessa de valor ao consumidor que a sua marca vai erguer e bradar durante toda vida.

Este é o [passo 5 de 9] para construção de uma marca forte (veja os 9 passos aqui).

Você já sabe como reunir informações para analisar o cenário da marca, foi a fundo para descobrir o seu DNA empresarial, aprendeu como funciona o processo de geração de ideias e definiu os pilares sobre os quais sua marca será sustentada. Agora vamos conversar um pouco sobre o próximo passo do processo de Branding.

O que é Propósito de Marca?

O Propósito de Marca tem a ambiciosa pretensão de responder o porquê de uma empresa existir, a razão de ela fazer o que faz e acreditar no que acredita.

Talvez por se tratar do aspecto mais intangível que uma marca possui, ele é, também, bastante subestimado pela grande maioria das empresas. É compreensível que haja um certo esquecimento em torno desse que consideramos o grande trunfo de uma marca de sucesso. Não por desprezo, mas sim por se tratar de algo difícil de  materializar e visualizar.

Veja bem, a maioria das empresas que você conhece sabe muito bem o que ela faz e como ela faz, mas poucas sabem responder  por que elas fazem todas essas coisas. No vídeo abaixo, Simon Sinek explica e codifica esse conceito de uma forma bastante didática através do “Golden Circle”, o círculo dourado das marcas:

O seu porquê

Conforme explicado por Simon, ao fazer o caminho inverso e partir das razões e aspirações que levam empresas e pessoas a fazer algo, as marcas acabam oferecendo aos seus clientes não apenas produtos – já que centenas de concorrentes também os vendem – elas conquistam clientes que acreditam nos mesmos princípios e ideais.

O relacionamento construído é mais forte, mais emocional. Responder a essa questão determinante  não é uma tarefa fácil. É importante, neste momento, cruzar todos os dados obtidos até agora, avaliar e ponderar a concorrência, os atributos das pessoas que trabalharão pela marca e os termos centrais da Plataforma, a fim de encontrar um propósito coerente e eficaz.

Além disso, o processo do Propósito em si é mais introspectivo que as etapas anteriores. Na verdade, ele deve surgir durante a realização das mesmas, quase que espontaneamente e após muita reflexão.

Quando você souber claramente  por que sua empresa existe, é hora de tangibilizar a ideia em uma frase comumente chamada de Tagline. Se a sua marca tivesse que se explicar à alguém em apenas uma sentença curta, ela utilizaria esta frase para cumprir a tarefa.

Imagine a sua empresa num navio pirata, prestes a ser jogada aos tubarões, se ela pudesse dizer suas últimas palavras seria seu Tagline, seu grito de guerra, sua essência. Pensemos no exemplo do vídeo de Simon Sinek: a Apple acredita em sempre desafiar o status-quo, portanto, “Think Different”.

Faz muito sentido, não é? Vejamos mais alguns:

-A Nike acredita que, por mais que você duvide de si mesmo, você também pode ser um atleta de elite, portanto, “Just Do It”.

– A Disney acredita que todos podem ver o mundo sob os olhos imaginativos de uma criança. Logo, a Disney é o lugar “Where Dreams Come True”.

– A Coca-Cola acredita nas boas relações entre as pessoas e no otimismo em busca de um mundo mais alegre. Portanto, “Abra a Felicidade”.

Uma análise completa

É um exercício interessante fazer uma análise geral da comunicação e dos produtos de uma marca. Inclusive, pensar em seu tagline e tentar entender as motivações por trás de sua existência.

Quando compreendemos a lógica, toda essa ideia abstrata de Propósito de Marca e Tagline começa a fazer muito mais sentido. Além de nos dar um panorama realista sobre a importância que tudo isso carrega. Ao descobrir e definir um propósito, as marcas começam a ter mais clareza da sua promessa para o mundo.

Não é apenas uma técnica de comunicação ou de publicidade. É uma ferramenta de gestão holística, que pode guiar todas as ações da empresa, inclusive em outros níveis mais administrativos e executivos.

É uma promessa que deve ser cumprida em todas as relações com o cliente, deve ser entregue com maestria. Se uma empresa é extremamente jovem e inovadora, não deveria terminar um email com um formal e tradicional “atenciosamente” por exemplo.

A Tagline deve refletir o seu Propósito, sua razão de existir. Diferentemente de um slogan – mais comercial e específico a uma determinada ação da marca – ela deve acompanhar sua empresa. E aqui falamos do sobre o seu posicionamento e suas crenças continuarem verdadeiros.

Por fim…

É essencial que se chegue a uma boa Tagline. Essa frase condensa em si uma série de características sobre sua marca que deverão ser perceptíveis ao público. É possível desdobrá-la em inúmeros atributos visuais e verbais. Assim, ela se torna o norte que sua marca seguirá ao tomar decisões estratégicas. A Tagline é a sua bandeira, e deve ser erguida com muito orgulho! 

Resumo

O QUE É PROPÓSITO DE MARCA?
É a razão principal da sua marca existir. É a resposta ao porquê de ela existir. É a promessa de valor ao consumidor que a sua marca vai erguer e bradar durante toda vida.

O QUE É TAGLINE?
É a frase que sua marca deve utilizar para comunicar seu Propósito de forma sucinta e marcante.

COMO CONSTRUIR UM PROPÓSITO DE MARCA E UM TAGLINE?
Através de um processo intenso de auto avaliação e autoconhecimento, juntamente ao cruzamento de dados obtidos nas etapas anteriores. Entender o entorno de sua marca é a chave. Isso vai desde as pessoas que ajudam a construí-la, passando pelos concorrentes, até as questões mais emocionais. Ou seja, tudo o que envolve as soluções e propostas que ela oferece ao cliente.

Veja o próximo passo dessa construção de branding neste artigo!

Esperamos que tenha aproveitado a leitura!

 

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