A Plataforma de Marca é composta pelos pilares que sustentam o que a sua marca vive, acredita e promete. São os seus valores mais importantes, os pontos de cultura da sua empresa. Eles precisam ser sólidos e estar presentes em todas as ações da sua marca…
Este é o [Passo 4 de 9] para construção de uma marca forte (veja os 9 passos aqui).
Você já sabe como reunir informações para construir o cenário da marca, foi a fundo para descobrir o seu DNA empresarial e aprendeu como funciona o processo de geração de ideias. Agora vamos conversar um pouco sobre o próximo passo do processo de Branding.
O que é plataforma de Marca?
A plataforma de marca é a síntese de todas as informações levantadas e discutidas sobre a sua empresa, são os pilares que sustentam o que sua marca vive, promete e acredita. São os seus valores de marca mais importantes – e eles precisam ser sólidos. Aqui na BRADDA Design o resultado desta etapa são quatro palavras conceito e dão início ao posicionamento da sua empresa no mercado. Daqui pra frente a sua marca começa a tomar decisões estratégicas.
É importante ressaltar que quando falamos em “valor de marca” não estamos falando financeiramente, mas conceitualmente. Os valores irão alinhar as estratégias de comunicação às estratégias de negócio e devem ser entendidos como atributos intrínsecos à existência da marca (por exemplo: paixão, esporte, brasilidade, sincretismo), sendo a base que guiará todas as ações da empresa. Eles serão reforçados pelo propósito de marca (no passo 5 de 9 explicaremos sobre esta etapa, aguarde!).
Lembre-se: estamos falando de bens intangíveis e, por isso, menos palpáveis para os consumidores e para sua equipe. Um bom trabalho de comunicação é imprescindível na consolidação desses valores.
A Plataforma de Marca deve ser facilmente identificada pelo seu cliente e também sua equipe, são os pontos de cultura da sua empresa. É um trabalho complexo e estratégico que deve ser feito tanto internamente quanto externamente. Sua equipe deve estar alinhada* a estes valores para agir e representar a sua marca de acordo com o seu posicionamento. E seu cliente deve ser capaz de identificar estes diferenciais em qualquer ponto de contato que ele fizer com a marca. Dessa maneira fica ainda mais fácil para o cliente entender os diferenciais do seu negócio, sentindo a plataforma de marca na postura de um funcionário e também em todas as ações externas de publicidade.
*Trabalhos de marketing interno podem auxiliar na compreensão e implementação da plataforma de marca com seus colaboradores.
Dicas para definição da Plataforma de Marca
1-Dicionário Criativo
Após o levantamento de todos os dados importantes para construir a sua marca, faça uma lista de palavras centrais e organize em grupos pela similaridade. Além de ampliar seus horizontes permitindo novas ideias, esse processo ajuda a identificar os melhores termos, descartar aqueles que não combinam e, por associação, criar novos conceitos. Sites como o Dicionário Criativo e os diversos dicionários de sinônimos ajudam a encontrar termos relacionados.
2- Mapa Mental
Outra maneira interessante, e complementar, para encontrar padrões e incentivar novas conexões é construir um mapa mental. Já comentamos sobre mapas mentais no post de Naming: Como dar o nome certo ao seu negócio. A técnica consiste em montar conjuntos de palavras que vão derivando de ideiais centrais, você pode ligar os termos e conceitos que se completam, gerando novas ideias. Não se esqueça que você precisa selecionar quatro conceitos chave do seu negócio ao final do processo, seja coerente e prático.
Ao terminar sua lista de conceitos e palavras chave muito provavelmente você já esgotou as suas ideias e evoluiu o conceito da sua empresa. Agora você precisa identificar quais os conceitos que melhor representam o posicionamento e o diferencial da sua empresa. Geralmente nesta altura do processo você já saberá quase que automaticamente quais são os pilares da sua marca. Associe duas palavras para cada um dos quatro termos escolhidos para explicar melhor a ideia. Como no exemplo abaixo:
Texto Conceito
Para finalizar esta etapa, você deve criar um breve parágrafo que mostra qual é a essência da sua empresa. Utilizando os pilares da Plataforma de marca, construa uma narrativa que desperte no leitor o sentimento que sua marca deve evocar, uma promessa da sua empresa para a seus colaboradores e clientes. Pense que você só tem 1 minuto para apresentar a sua empresa, é a síntese do que torna sua empresa única.
Para avaliar o texto, pense se você está vendo os ideais da sua marca descritos ali. É uma ótima maneira de verificar a consistência dos termos e começar a construir a sua história.
Caso queira enriquecer ainda mais o processo, faça associações visuais. Monte painéis visuais que representem graficamente cada um dos 4 pilares definidos.
Por fim…
Uma Plataforma de Marca bem definida mantém a sua empresa mais alinhada e consistente em todas as ações importantes. Deixa sua equipe mais unida e engajada com seu posicionamento. Isso também facilita a compreensão dos seus diferenciais nas ações de marketing.
Agora você está pronto para conhecer a próxima etapa, o Propósito de Marca, na qual irá definir o seu tagline. Se ficou alguma dúvida ou sugestão não deixe de comentar.
Resumo
O que é Plataforma de Marca?
A plataforma de marca é composta pelos pilares que sustentam o que sua marca vive, promete e acredita. O resultado são quatro palavras conceito que formam a base do posicionamento da sua empresa no mercado.
Dicas para definição da Plataforma de Marca
1 – Dicionário Criativo
2- Mapa Mental
Texto Conceito
Utilizando os pilares da Plataforma de marca, construa uma narrativa que desperte o sentimento que sua marca deve evocar.
Veja o próximo passo dessa sequência neste post!