Tudo sobre Slogan: o que é, para que serve e como criar o seu

Quando pensamos em algumas marcas, muitas vezes, lembramos automaticamente de frases curtas, que representam a empresa de alguma forma.

Essa pequena frase representativa é o que chamamos de slogan.

Mas você sabe o que é, para que serve e como criar um slogan?

Se você tem uma empresa, independentemente de ser de grande ou pequeno porte, precisa saber que o slogan é um importante aliado na construção da imagem da marca.

Com frases simples e impactantes, você pode conseguir um espaço cativo na memória do seu público consumidor!

A seguir, descubra tudo sobre o slogan e como você pode aproveitar esse recurso, a favor da sua marca!

O que é um slogan?

Slogan é uma frase curta, fácil de ser memorizada, que é utilizada como acompanhamento do nome de uma marca.


Imagem: Canal de Marketing Digital

Em geral, os slogans são capazes de resumir um produto, serviço ou uma marca por completo, por meio de uma frase de efeito.

E é justamente por sintetizar uma ideia em poucas palavras que o slogan consegue “entrar” na mente dos consumidores.

Assim, enquanto chama a atenção do consumidor, o slogan também tem potencial para conquistar um espaço na memória afetiva das pessoas (ainda que demande tempo para esse tipo de construção).

Basta pensar em como algumas marcas são automaticamente associadas com frases de efeito na nossa mente.

Que tal fazer um teste?

Tente lembrar do slogan dessas 4 marcas:

  • Coca-cola
  • Nike
  • Mcdonald’s
  • Havaianas

Pensou? É possível que você tenha lembrado das seguintes frases de impacto:

  • Abra a felicidade – Coca-cola
  • Just do it – Nike
  • Amo muito tudo isso – Mc Donald’s
  • Todo mundo usa – Havaianas

Quando analisamos os exemplos, fica bem mais fácil entender como um slogan funciona relacionado à uma marca.

Afinal, mesmo que de forma subjetiva, os slogans listados apresentam um resumo do produto ou do sentimento gerado ao utilizá-lo.

É importante saber que não existe uma obrigatoriedade em combinar a marca com o slogan em todos os materiais publicitários.

Na verdade, o slogan costuma entrar como um recurso estratégico, seja em uma campanha ou no lançamento de um produto.

E uma curiosidade: a palavra “slogan” tem origem escocesa e é um termo que significa “grito de guerra”, utilizado antigamente para reunir os guerreiros antes das batalhas.

Para que serve um slogan?

Sabendo o que é slogan, é hora de entender qual é a função deste recurso de marca: para que serve um slogan?

Nesse sentido, existem diferentes motivos pelos quais as marcas utilizam slogans, que vão desde um rápido reconhecimento do que a empresa oferece, até estimular determinada emoção no consumidor.

Exemplo de slogan da marca Nike. Imagem: Logaster.

Para que você entenda tudo sobre slogan, é interessante conhecer as principais funções que a frase pode assumir quando falamos de estratégia de marketing.

Um slogan pode servir para:

Uso #1: Permitir que o cliente identifique rapidamente o que sua empresa faz

Nem todo mundo conhece o que sua empresa faz ou oferece, e o slogan é uma ótima forma de dar uma indicação rápida dessas informações.

Esse uso é bastante frequente em empresas que estão entrando no mercado e ainda não possuem um alto nível de reconhecimento por parte dos consumidores.

Um exemplo é a Tang, que faz sucos em pó, e tem a frase “Preparou, bebeu, faz.”

Uso #2: Dar destaque para o seu produto, em relação à concorrência

A menos que a sua empresa tenha criado algo totalmente novo, nadando em um Oceano Azul, é bem provável que você tenha concorrentes.

Nesse caso, o slogan pode ser um grande aliado para diferenciar o que você faz das outras opções do mercado.

Aqui, a frase pode trazer tanto um sentimento específico, quanto o benefício oferecido pelo produto.

Como exemplo desse uso, temos a Band-Aid, com a frase “Cura 2 vezes mais rápido.”

Uso #3: Levar os consumidores à tomada de ação

Essa frase também serve para incentivar que o consumidor tome determinada atitude.

Essa atitude pode ser o ato da compra, a realização de uma atividade, o despertar de um sentimento, enfim. É como um convite para que o cliente realize uma ação.

A marca de cosméticos Garnier possui uma frase simples, que exemplifica esse uso: “Cuide-se.”

Uso #4: Criar vínculos e memórias

Quando um slogan corresponde à marca e é integrado estrategicamente no marketing, consegue “entrar” na memória das pessoas.

Esse vínculo é interessante porque gera uma memória na mente do consumidor.

Ao conquistar esse espaço na memória do consumidor, sua marca tem mais chances de ser lembrada em momentos de decisão de compra.

A empresa de medicamentos Doril tem a frase “Tomou Doril, a dor sumiu”, que conseguiu ganhar um espaço na memória dos consumidores, sendo usado em diferentes momentos.

Uso #5: Agregar valor ao seu produto

Por fim, a frase também serve para agregar valor ao seu produto ou marca, ao formar uma identidade forte e clara.

Na prática, é como se a sua marca ganhasse credibilidade por ser quem é, por demonstrar a personalidade que tem.

Como exemplo, “O Original do Brasil” do Guaraná Antartica dá uma boa demonstração da “personalidade” da marca e do que ela representa.

Como criar um slogan?

Não é difícil entender por que essa frase é tão importante para as marcas e é utilizado como estratégia de marketing.

Mas como criar um slogan de qualidade?

Imagem original: Freepik

Nesse caso, existem duas possibilidades.

A primeira é contar com uma empresa especializada no assunto, como a Bradda. Por aqui, realizamos uma análise completa da marca, para encontrar um slogan que seja perfeito para os seus objetivos e o seu público.

O processo inclui algumas etapas, mas ao final, o resultado é um slogan capaz de transmitir uma mensagem clara e impactante.

A segunda possibilidade é buscar formas de criar a sua própria frase de efeito. E, nesse sentido, existem algumas dicas que você pode seguir:

Passo 1: Identifique a mensagem que quer transmitir

Para começar a criar o seu, tente identificar qual é a mensagem que você quer transmitir por meio dessa frase.

Pode ser que o objetivo seja gerar um sentimento, identificar sua marca pela qualidade, pelo preço, por ser melhor, enfim.

Aproveite essa etapa para levantar os pontos positivos da sua empresa, que se destacam da concorrência.

Passo 2: Entenda seu público

Essa frase de efeito precisa se comunicar com o público-alvo. Por isso, é fundamental identificar qual é o perfil de quem compra seus produtos.

Nesse caso, vale levantar dados de idade, gênero, renda, preferências pessoais, quais são as outras marcas que a pessoa consome, se tem um tipo de comunicação específica (como o uso de gírias), etc.

Elabore uma persona e reserve esses dados para criar um bom slogan.

Passo 3: Liste os pontos marcantes da sua empresa

Agora, é o momento de analisar a sua empresa. Para isso, você vai precisar listar quais são os principais pontos da marca, no que ela se destaca.

Você pode tanto citar itens tangíveis quanto intangíveis, sobre os produtos e serviços ou sobre os valores presentes na empresa.

O mais importante é fazer uma lista com os pontos positivos, que podem ser utilizados para essa frase.

Passo 4: Faça combinações

Com todas essas informações, é hora de fazer combinações que podem gerar frases de impacto.

Para que a visualização seja mais simples, você pode organizar todas as informações que levantou anteriormente em colunas.

Depois, com tudo isso em mente, liste adjetivos, verbos e substantivos que combinem com a sua marca e com a mensagem que você quer passar.

Alguns exemplos são:

  • Adjetivos: moderno, leve, prático, funcional, tradicional;
  • Verbos: criar, desenvolver, inovar, consumir, fazer;

Com essas palavras, comece a “brincar”, estruturando opções que consigam transmitir a mensagem ou o sentimento desejado, por meio dos termos.

Não se limite: faça opções e coloque sua criatividade em prática!

Slogan é o mesmo que tagline?

Talvez você já tenha ouvido falar de Tagline. Muita gente entende que a Tagline corresponde ao Slogan.

Se você também costuma pensar isso, saiba que Slogan e Tagline não são a mesma coisa!

Enquanto a Tagline comunica mais com o propósito da empresa, o que torna a frase atemporal, o Slogan costuma ter um objetivo mais comercial, sendo utilizado por um período específico.

Algumas Taglines podem virar Slogan, mas nem todo Slogan precisa se tornar uma Tagline.

Parece confuso? Para explicar em detalhes as diferenças, estamos preparando um artigo completo sobre o tema!

Assim, saber quando usar uma Tagline ou um Slogan vai se tornar algo bem simples.

Sua marca com slogan

Quando chegar à uma conclusão, seja com o apoio da Bradda ou por conta própria, você terá um slogan para trabalhar na estratégia de marketing.

Imagem: Publicitários Criativos

A aplicação do slogan depende de quais objetivos de divulgação você quer alcançar. Mas saiba que, identificar essa frase, é o primeiro passo para construir esse planejamento.

Quer mais dicas sobre marca?

Confira este post que te ensina sobre Cenário de Marca, o passo 1 para a construção de uma marca forte!

Para produzirmos este post utilizamos como referências:

Neil Patel

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Esperamos que tenha aproveitado a leitura!

 

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