A nova identidade visual da Bradda e porque as marcas se atualizam

No mês de março, vivemos um momento especial por aqui: a celebração de nossos 9 anos de existência. E nós aproveitamos essa comemoração para anunciar a nova identidade visual da Bradda!

Foi a partir do desejo de explorar novos pontos de vista e experimentar formatos visuais variados, que encontramos um caminho para renovar a identidade visual.

E essa não é a primeira vez que isso acontece: nossa marca original foi criada ainda em 2013 e teve alterações ao longo do tempo. De lá para cá, evoluímos, nos transformamos e seguimos nos adaptando.

Mas então, você está pronto para conhecer a nova identidade visual da Bradda?

O que mudou?

Uma das principais características da Bradda é a forma de trabalhar: somos criativos e buscamos soluções variadas em todos os projetos, mas temos um pensamento lógico e focado.

Pensando nisso, em uma representação da lógica e da criatividade trabalhando em sinergia (algo que acontece diariamente na Bradda), fizemos alterações pontuais e necessárias na marca já existente.

A maior mudança está no universo visual, que ganhou elementos geométricos e símbolos matemáticos, fundidos em formas orgânicas e fluídas. Ou seja: lógica + criatividade.

Na marca, renovamos também o nosso roxo, que agora tem mais energia e modernidade. O tom represeta a vitalidade da nossa equipe e do nosso propósito. Além disso, também é uma cor que representa adequadamente a era digital que vivemos. 

O resultado dessa proposta, no novo universo visual da Bradda, você confere a seguir!

O processo criativo

É claro que uma mudança de marca não acontece do dia para a noite. Existiu um processo criativo para gerar esse novo universo visual, que envolveu todos profissionais do time.

A ideia de renovar a marca surgiu junto com uma análise do DNA da Bradda. Ali, avaliamos o que queríamos destacar e para onde ia o nosso desejo de melhorar. 

Tudo veio com essa “faísca”, provocada pela revisão do DNA e pela chegada dos nossos 9 anos de existência. Dessa forma, chegamos à decisão de atualizar a identidade visual!

O processo criativo começou com uma reunião de briefing e troca de insights entre os designers responsáveis pelo projeto. 

Nessa conversa, os profissionais entenderam que o escritório estava passando por um momento de reconhecimento da própria evolução e um sentimento de maior liberdade para experimentação de processos criativos.

Como ponto de partida, estabeleceram o conceito de lógica + criatividade. Ou seja, a união do pensamento calculado e justificado, juntamente com a criatividade, fluindo sem amarras (mas com diretrizes). A partir disso, os designers traduziram o conceito em referências gráficas.

Apesar de sermos um escritório de design com foco em branding, a tarefa de atualizar a nossa marca também teve seus desafios. A começar por saber lidar com a autocrítica, que é um sentimento comum quando se desenvolve algo para uso próprio. 

Além disso, traduzir todo esse conceito de uma forma original, mas ainda assim, manter a nossa essência, também exigiu dedicação e esforço do time de design.

De qualquer forma, o resultado não poderia ser melhor! Temos a presença de conceitos básicos e que tornam a Bradda o que ela é, a parte lógica presente de forma gráfica, e uma cor mais vibrante e moderna.

Com a nova identidade visual, a Bradda também conseguiu solucionar um “gap” nos pontos de contato. Agora, conseguimos nos comunicar com nossos clientes e com os profissionais de comunicação de forma igualitária, dois públicos distintos e importantes para nós.

Mas por que as marcas atualizam suas identidades?

São vários os motivos que levam as marcas a atualizarem suas identidades visuais. Motivos que vão de ações estratégicas de posicionamento até mudanças internas ou estruturais.

Entretanto, em geral, quando uma marca atualiza sua identidade visual, ela quer refletir uma evolução que aconteceu com a empresa, com o produto ou mesmo com o público-alvo.

Por exemplo, em 2021, a Renault foi uma das marcas que apresentou uma nova comunicação visual, com um design mais simples e geométrico. De acordo com a Renault, a mudança dá mais movimento à marca, remetendo às rodas de um veículo na estrada.

Atualizar uma marca também faz com que ela seja mais atrativa, uma vez que reflete o cenário atual da empresa. E, nesse sentido, se utilizam recursos visuais, sensoriais, verbais e até sonoros para impactar e direcionar um novo tom de comunicação para a marca.

Nem sempre é necessário mudar uma marca ou atualizá-la. Porém, existem momentos em que a empresa sente que é adequado trabalhar em uma renovação. Esse desejo deve ser ouvido.

Assim, a evolução da comunicação visual acontece em paralelo com a evolução da própria companhia.

O impacto da atualização de uma marca

Quando uma marca passa por uma atualização, como aconteceu com a Bradda, existe sempre algum tipo de impacto. Esse impacto é sentido por cada empresa, de forma única.

Em geral, a mudança de marca costuma atrair a atenção do público. Assim, o time estratégico vai determinar novas ações, pensando na comunicação visual renovada.

Na Bradda, sentimos um impacto positivo tanto internamente, quanto externamente. Para os profissionais que compõem o time, a atualização da marca trouxe uma nova energia. Existe um clima de renovação e reconhecimento do que somos e representamos.

Já para o público externo, chamamos a atenção e demonstramos que, apesar dos 9 anos de existência, estamos mais energizados do que nunca, trazendo modernidade e dinamismo, mas produzindo com a qualidade de sempre!

Como saber se é o momento de atualizar uma marca?

Nenhuma marca vem com prazo de validade para ser atualizada. Ou seja, não existe um período pré-determinado em que uma identidade visual pode ou deve ser utilizada.

Para saber qual é o momento de atualizar uma marca, é preciso considerar diferentes fatores dentro e fora da empresa.

De início, pode-se identificar um sentimento natural de desejo de mudança. Esse sentimento pode surgir a partir de insights do time de marketing, uma percepção dos sócios ou mesmo como uma sugestão dos profissionais da companhia.

Além disso, podem acontecer mudanças dentro da organização. Por exemplo, a compra da marca por um grupo maior, ou a troca de sócios, gerando a necessidade de atualização.

Um cenário competitivo mais acirrado ou a troca de público-alvo também são grandes motivadores para esse tipo de mudança.

De fato, cada empresa terá a sua experiência para identificar que é o momento de atualizar a marca. Estar atento para esses sinais é fundamental para não perder uma boa oportunidade de evoluir.

E uma vez que surja a necessidade de uma atualização, os escritórios de design com foco em branding, como a Bradda, serão seus grandes parceiros para conseguir comunicar essa fase que se inicia!

Nova identidade visual, novos projetos

Com a Bradda atualizando sua própria marca, abrimos com chave de ouro uma nova fase para nosso escritório.

Ainda somos os mesmos e acreditamos no valor de hastear bandeiras. Mas nossa nova identidade visual mostra que queremos e vamos fortalecer sempre as estratégias e a criatividade dentro das marcas.

Um novo momento, uma nova identidade visual, e o desejo sempre presente de desenvolver novos projetos.

Esperamos que tenha aproveitado a leitura!

 

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