Naming: Como criar o nome certo para sua empresa

O naming pode ser uma das mais importantes peças no processo de branding. Geralmente é o nome que inicia a conversa com o usuário e estará sempre na mente dele em todas as experiências que ele terá com a marca.

Muitos podem achar que o processo de dar nome a uma empresa é tarefa fácil, que consiste simplesmente em colocar algumas ideias no papel e escolher a que “soa” melhor. Porém um nome de sucesso surge de um processo muito mais complexo e estratégico, levando em consideração o propósito e o posicionamento dessa marca no mercado.

Para começar a entender um pouco sobre esse processo é crucial conhecermos alguns conceitos que muitas vezes são problemáticos na criação de um nome.

Por que criar um nome é difícil?

1. É muito pessoal – Temos a tendência de tomar partido imediato sobre qualquer alternativa de nome. Ouvimos um nome e rapidamente dizemos se é bom ou ruim. Fazemos isso tão prontamente porque usamos como parâmetro nosso gosto pessoal. Entretanto o nome de uma empresa deve ser pensado de acordo com seu posicionamento e propósito, sempre lembrando quem é seu público. Então, é importante ser objetivo e esquecer um pouco os seus gostos para pensar com a cabeça do seu consumidor.

2. Não estará disponível – Muito provavelmente nosso nome favorito já pertence a alguma outra empresa, ou não terá um domínio de site disponível. As possibilidades de domínio estão cada vez mais limitadas pois qualquer pessoa pode registrar um domínio de forma rápida e barata. Mais importante é verificar no órgão regulador de marcas e patentes (no Brasil é o INPI) se o nome não está registrado por alguma empresa do mesmo ramo que a sua.

3. Significados indesejados – Algumas palavras possuem significados completamente diferentes em outras línguas. É muito importante que você faça uma pesquisa linguística e cultural, evitando possíveis gafes (como no caso do carro da mitsubishi aqui no brasil: Pajero). A marca francesa de canetas BIC, por exemplo, iria se chamar “Bich”, que na língua inglesa tem a mesma pronúncia de “Bitch”(prostituta), portanto, fique atento. Porém não deixe de escolher um nome indesejado em outra língua distante se sua empresa é local e atende um público específico.

4. Metodologias são necessárias – É vital estabelecer parâmetros e objetivos durante a criação de um nome. Desenvolver as ideias dentro das delimitações de um projeto e empenhar-se em desenvolver nomes alinhados ao posicionamento da empresa ajudam a amarrar o projeto como um todo.

5. É preciso coragem – Um nome nunca irá agradar a todos. Se ninguém se opor ao nome pode ser que ele não seja interessante e forte o bastante. Avalie os objetivos e o propósito da sua empresa para selecionar um nome e se alguns não gostarem tenha coragem para seguir em frente. Imagine o que as pessoas pensavam sobre o nome “Apple” anos atrás…

Quais os tipos de nome

Uma boa maneira de começar a trabalhar o naming da sua empresa é em qual categoria ele poderia se enquadrar. Cada tipo de nome tem suas vantagens e desvantagens e você deve avaliar qual a melhor alternativa para o seu negócio.

Existem diversas categorizações de nomes, vamos utilizar uma que consideramos a mais prática. Esta categorização é utilizada pela pioneira empresa de consultoria em branding Wolff Olins (www.wolffolins.com).

1. DESCRITIVO

Nomes que já dizem o que a empresa faz de forma clara e rápida.

Exemplos: Banco do Brasil, Museu de Artes de São Paulo, Correios.

Prós: Rápido entendimento do produto/serviço. É literal e não precisa de muita explicação. Ideal para produtos efêmeros e com poucos recursos para investimento.

Contras: Difícil de proteger legalmente. Se empresa crescer e oferecer outro serviço pode gerar problemas. Por ser literal pode não soar como uma marca e não ser lembrada. Só funciona em uma língua.

2. EVOCATIVO

Nomes que fazem alusão a aspectos mais lúdicos e intangíveis de uma marca. Existem dois tipos de evocativo, o evocativo descritivo e o evocativo abstrato. O descritivo faz relação à algo real que é um aspecto da empresa (Ray Ban, elimina os rais solares). O abstrato faz relação a algo mais simbólico e emocional, metáforas para conceitos maiores (Dove, um pássaro que fala de leveza e maciez).

2.1. EVOCATIVO DESCRITIVO – Oi, Microsoft, Sundown, Chocolate Baton, Facebook.

2.2 EVOCATIVO ABSTRATO – Apple, Claro, Nike, Globo, Nestlé.

Prós: Maior vínculo emocional com o cliente. Mais facilidade de ser lembrado. Bom para mercados onde os produtos não tem diferenciação funcional e prática. Mais fácil de proteger legalmente. Melhor para empresas que visam crescimento e novas oportunidades.

Contras: Maior investimento em mídia. As pessoas não entenderão o negócio rapidamente.

3. ABSTRATO

Nomes abstratos são palavras inventadas. Podem ser criadas da junção de duas palavras ou algo completamente novo.

Exemplos: Kodak, Skype, Twitter, Instagram.

Prós: Fácil de registrar domínios de website e a marca. É um recipiente vazio pronto para receber qualquer significado, portanto não terá significados indesejados. Pode ser completamente inovador e definir um mercado.

Contras: Maior investimento em mídia. O cliente vai demorar para entender o seu negócio. Como não há significado inicial, o nome pode se tornar frio e apático.

Dicas para criar nomes

É muito importante gerar o maior número de alternativas no espaço de tempo que você determinar, dessa maneira você começa a esgotar suas e ideias e refinar os conceitos. Comece com um brainstorm lembrando o posicionamento e o propósito da sua marca. Compre uma cartolina ou papel pardo grande para ter mais espaço de anotações e tente fazer conexões entre as alternativas, montando um mapa mental (veja como fazer um mapa mental aqui / ferramenta online de mapa mental aqui).

Algumas ideias podem surgir de:

– LOCAIS – Onde a empresa está localizada. Suas instalações, estado, país, planeta…

– TRIBOS – Pense nas pessoas que vão usar o produto ou serviço.

– FERRAMENTAS – Como é o uso? Quais objetos interagem com o usuário.

– AÇÕES – Como o cliente se comporta? O que ele faz com o produto?

– MOMENTOS – Quais situações são importantes?

– NOMES – Nomes de pessoas que são ou foram importantes para o ramo de atuação.

– NÚMEROS – Existem números que fazem relação com a experiência do produto?

– INICIAIS – Pensar em frases que se reduzam a um acrônimo. (IBM – International Business Machines)

– ORIGEM – Pesquise a origem de palavras conceito no latim ou grego.

– IDIOMAS – Faça traduções de conceitos para outras línguas, se estiver de acordo com o posicionamento pode ser uma solução.

Gerador de Nomes

Em maio de 2023 nós criamos o nosso Gerador de nomes, é um sistema on-line gratuito, onde você pode gerar ideias de nomes a partir de palavras-chaves.

Durante anos de projeto da Bradda, nós criamos milhares de alternativas de nomes que não foram nem apresentadas. Neste projeto, reunimos estes nomes, utilizamos a tecnologia do ChatGPT para criar tags, descrições e variações para os nomes e estamos disponibilizando gratuitamente (não podemos garantir até quando), para te ajudar na criação do seu nome.

Vale lembrar, que estas ideias não são ideias de nomes finais, pois é preciso fazer a verificação de disponibilidade de cada nome para cada seguimento de mercado pretendido, entender se eles não conflitam com marcas registradas de outras empresas. Mas já servem como ponto de partida na criação e elaboração de mais ideias pra você. Depois de ler esse post até o final (sim, ainda tem bastante informação importante) acesse este link e experimente a ferramenta.

Como escolher

Faça uma tabela para comparar as alternativas nos seguintes quesitos:

1. Posicionamento – Pense no posicionamento e o propósito da sua marca. O nome está alinhado aos seus objetivos? (saiba mais sobre o posicionamento de marcas aqui)

2. Mercado – Faça uma pesquisa no seu mercado para identificar possíveis concorrentes com nomes similares.

3. Público – O seu público se identifica com o nome? Entende ele? Se possível pergunte para possíveis compradores o que eles acham. (comece pelos seus amigos, possivelmente algum faz parte do seu público)

4. Disponibilidade – É importante verificar a disponibilidade de registro do domínio para website (http://www.registro.br/) e também para o registro da marca (http://www.inpi.gov.br/portal/). Se sua empresa não usa o meio digital como principal canal não se preocupe muito com o domínio do site, você pode adicionar outras palavras ao domínio para registrá-lo.

Método on-line Naming7

Nós criamos um método on-line pra te ajudar a criar o nome da sua empresa.

Para profissionais, é um curso completo de Naming. E para empresários, foi pensado para ajudar a criar o nome da sua empresa desde a parte estratégica, falando sobre propósito, estudos de mercado, DNA, etc., passando pela parte criativa com vários métodos e dicas de como criar centenas de nomes, até a parte de escolha do melhor nome.

Separamos o método em 7 etapas, onde reunimos o melhor da metodologia que utilizamos no dia-a-dia da Bradda. Você pode conferir mais detalhes em https://www.naming7.com.br. E pra você que leu até aqui, ganha o nosso maior desconto: 30%. Use o cupom: BLOGBRADDA30%. Esperamos você por lá! 

Dica extra

Se sua empresa está começando e o nome não representa diretamente o serviço ou produto você pode utilizar a Assinatura de Marca para descrever a empresa. Nada mais é que assinar a sua marca com poucas palavras que falam o que você faz. Veja nos exemplos:

Por fim…

“O nome certo é atemporal, não cansa, é fácil de dizer e lembrar; ele representa alguma coisa e facilita as extensões da marca. Seu som tem ritmo. Ele é fantástico no texto de um e-mail e no logotipo. Um nome bem escolhido é um ativo de marca fundamental e está sempre trabalhando.” (WHEELER, Alina. Design de identidade da marca)

O naming é mais uma parte da experiência que uma marca oferece. Apesar de muito importante não devemos nos preocupar em mostrar todos os diferenciais do nosso produto nele, pois ele pode se tornar confuso e complexo. Você deve pensar no atributo mais importante para evidenciar e trabalhar outros diferenciais nos demais pontos de contato como cores, formas , logo, fotografias, textos, etc.

Não é um processo fácil, mas estamos sempre dispostos a lhe ajudar!

Fique atento aos próximos posts! 

Resumo

POR QUE CRIAR UM NOME É DIFÍCIL?
1. É muito pessoal – Usamos como parâmetro o gosto pessoal
2. Não estará disponível – Provavelmente não terá domínio de website disponível.
3. Significados indesejados – Um nome pode soar diferente em outros lugares.
4. Metodologias são necessárias – Defina os objetivos.
5. É preciso coragem – Um nome nunca irá agradar a todos.

QUAIS OS TIPOS DE NOME
1. DESCRITIVO – Banco do Brasil, Museu de Artes de São Paulo, Correios.
2.1. EVOCATIVO DESCRITIVO – Oi, Microsoft, Sundown, Chocolate Baton, Facebook.
2.2. EVOCATIVO ABSTRATO – Apple, Claro, Nike, Globo, Nestlé.
2. ABSTRATO – Kodak, Skype, Twitter, Instagram.

DICAS PARA CRIAR NOMES
– LOCAIS
– TRIBOS
– FERRAMENTAS
– AÇÕES
– MOMENTOS
– NOMES
– NÚMEROS
– INICIAIS
– ORIGEM
– IDIOMAS
– GERADOR DE NOMES DA BRADDA

COMO ESCOLHER
1. Posicionamento
2. Mercado
3. Público
4. Disponibilidade

Entre em contato conosco para criar seu nome! 
Podemos ajudá-lo a encontrar o nome certo.

Referências:
– RODRIGUES, Delano. Naming. O Nome da Marca
– WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca: Guia Essencial para Toda a Equipe de Gestão de Marcas
– INTERBRAND. Glossário de Marcas: Inglês – Português
– Ebook – A Naming Handbook – Wolff Ollins

Esperamos que tenha aproveitado a leitura!

 

Confira também:

[ebook] Naming - O processo estratégico

[ebook] O que é Branding?