Brand Refresh: um caminho para manter a relevância da marca

Você deve ter percebido que 2023 foi o ano de marcas repaginadas. Diversas marcas famosas apresentaram novas identidades para o público: Johnson & Johnson, Pepsi, Nescau, Itaú, Petz, a lista é extensa. Por aqui, também rolaram projetos de branding muito interessantes, como no caso da Milk Ink, que falaremos mais adiante.

E o que motiva mudanças nas marcas? Seja por novas definições estratégicas ou pelo simples desejo de trazer um toque de renovação, diversos fatores podem impulsionar essas alterações.

Algumas perguntas podem nos ajudar a refletir sobre o momento da marca: 
– A marca contribui com a visão de futuro da empresa?
– O mercado e a marca dos concorrentes evoluíram?

Se essas perguntas geram dúvida, pode ser hora de começar a pensar em um rebranding. Ou seria melhor um brand refresh?

Neste post vamos entender a diferença entre rebranding e brand refresh, um conceito novo que está ganhando espaço entre as empresas. Depois, vamos pontuar algumas perguntas que podem dar direcionamentos para uma possível atualização de marca. 

Entendendo a diferença entre rebranding e brand refresh

Mudanças. Sabemos que elas fazem parte da trajetória das empresas. E quando olhamos pela ótica do branding, as modificações feitas na marca de uma empresa costumam partir de importantes decisões estratégicas. 

Em essência, a diferença entre o rebranding e o brand refresh está no grau com que essa mudança será feita. 

O Rebranding

Em poucas palavras, quando falamos de rebranding, nos referimos a uma transformação significativa na identidade da marca. 

Geralmente, está ligado a mudanças estratégicas, como: novos mercados, novas frentes de negócio, novos stakeholders, a necessidade de reverter uma imagem negativa da marca, entre outros. 

Essas transformações podem envolver mudanças no nome, logotipo, slogan, cores, tipografia e até mesmo no propósito e na proposta de valor da empresa. Veja um projeto de rebranding feito pela Bradda aqui.

O Brand refresh

Já o brand refresh se trata de uma atualização mais sutil, envolvendo revisão e organização dos elementos da identidade de marca, como cores, grafismos, tipografia, tom de voz ou até mesmo ajustes na marca gráfica, mas sem alterar sua essência.

O objetivo principal do brand refresh é manter a marca atualizada e relevante sem causar uma disrupção significativa na percepção existente. 

São ajustes que garantem que a marca esteja de acordo com as tendências atuais e as expectativas do mercado, sem perder consistência e reconhecimento.

Entendendo com exemplos

Embora na teoria possuam características distintas, na prática, há uma linha tênue que pode gerar confusão. Para deixar mais tangível, separamos dois exemplos que vão te ajudar a entender melhor:

Fonte: Target / Update or Die!

No case da Petz podemos ver claramente uma transformação significativa na marca e no seu universo visual, caracterizando um rebranding. Essa mudança vai além da superfície, envolvendo a inclusão de novos produtos. 

Em entrevistas, a chefe de marketing do grupo explicou a atualização do posicionamento, destacando a reestruturação do ecossistema de produtos e serviços, assim como a aquisição de novas empresas, como a Zee.Dog. Você pode conferir o vídeo de lançamento da marca aqui.

Agora vamos para um exemplo de brand refresh

A Nescau buscou fortalecer sua presença de mercado e consolidar a marca como uma plataforma de esportes e estilo de vida. Note, não houve mudança de público nem o surgimento de um novo produto.

Feita pela FutureBrand São Paulo, o brand refresh do Nescau teve como principal desafio preservar o legado ao mesmo tempo em que a marca deveria ser projetada para o futuro. 

A tagline teve um ajuste sutil de “Energia que dá gosto” para “Energia que dá gosto de viver”. 

Na identidade visual é possível notar a simplificação da marca gráfica e suas aplicações. 

Imagem mostra marca da Nescau antes e depois do brand refresh.

Fonte: Design Conceitual

Nesses dois exemplos, podemos entender melhor a diferença de rebranding e brand refresh: de um lado uma marca com aquisições, novos produtos e serviços e um novo posicionamento. De outro, uma marca que teve o desafio de se mostrar atual, preservando um legado já consolidado entre o público.

Agora que já entendemos a diferença, vamos aprofundar o assunto sobre brand refresh?

Vantagens de um brand refresh

Quando comparamos ao rebranding, o brand refresh costuma ser um processo mais rápido e menos dispendioso. Além disso, pode ser implementado de maneira mais ágil, muitas vezes sem exigir um esforço grande de comunicação ou uma reeducação significativa dos clientes.

Alguns outros benefícios do brand refresh:
Atualização: a marca pode se tornar mais viva e relevante com ajustes na paleta de cores, tipografias de apoio, elementos acessórios, ilustrações, entre outros.
Organização: a marca ganha mais consistência ao ter diretrizes claras e simplificadas. Descartar elementos que não favorecem a coerência da comunicação e valorizar elementos que enriquecem o discurso e o reconhecimento;
Continuidade: tem a intenção de preservar a essência e o reconhecimento da marca; 
Alinhamento: de acordo com a visão de futuro, a marca se mantém alinhada com as estratégias de negócio;
Competitividade: trazer uma nova cara para a marca pode deixar ela mais alinhada com as expectativas do mercado e do público.

Como saber se é hora de um brand refresh?

Como falamos antes, o principal objetivo do brand refresh é uma atualização da identidade de marca. Algumas perguntas podem nos ajudar a refletir se está na hora de um brand refresh:

1) A marca continua alinhada com o propósito e a visão de futuro da empresa?
2) A marca continua atendendo às necessidades do negócio e contribui para o seu crescimento?
3) A marca dos seus principais concorrentes evoluiu?
4) Sabemos como os stakeholders percebem a marca?
5) As mensagens atuais da marca estão alinhadas com o posicionamento?

Ao refletir sobre essas perguntas e avaliar a marca atual e as estratégias futuras do negócio, fica mais fácil perceber se está na hora de atualizar a marca. Assim, podemos estabelecer os objetivos e fazer os ajustes necessários para que a marca contribua com o crescimento do negócio e se mantenha relevante e consistente no mercado.

Um case nosso de brand refresh

Aqui na Bradda já fizemos diversos projetos de brand refresh. O case a seguir é um dos últimos que lançamos em nosso portfólio.
A Milk Ink é uma tattoo shop em Florianópolis com anos de atuação no mercado. Apesar de ser consolidada como referência na região, seus sócios se depararam com algumas perguntas desafiadoras:
– Quem é a Milk Ink?
– Como ela é percebida pelo mundo?

Imagem mostra a aplicação do novo universo visual da Milk Ink.



Diante desse cenário, nosso desafio foi identificar e fortalecer seus atributos de marca, e alinhar seu posicionamento e cultura. 

Depois de imersões e workshops de alinhamento, a reformulação da Identidade Visual da Milk Ink foi um resultado que marca uma nova fase. O universo visual ficou mais organizado, com a padronização dos recursos visuais e a inclusão de alguns elementos novos. 

Fortalecemos a personalidade da marca, garantindo destaque, diferenciação e criando conexões visuais e emocionais com as pessoas.

Imagem mostra cartões de visita da Milk Ink.

O lettering utilizado no logotipo havia sido criado manualmente pelo artista e idealizador do estúdio Lucas Milk, e transmite a fluidez do leite e da tinta. Tem uma atmosfera mágica e carrega o reconhecimento do público. Preservando sua originalidade, ela foi refinada para reforçar seus pontos marcantes e garantir mais coesão.

Gif que mostra o antes e depois do Brand Refresh da marca Milk Ink.

Outro elemento já consolidado pela marca, a caixa de leite, é elevada a símbolo e ganha um refinamento e maior destaque. Ela é um elemento lúdico, simpático e versátil, que permite bastante diversidade e liberdade em suas aplicações.

Imagem mostra a aplicação das caixas de leite na identidade da Milk Ink.

E por fim, o “Milkito”, a personificação mais encantadora e bem-humorada do símbolo da Milk Ink. O personagem retrata o contexto da tatuagem com interações criativas envolvendo café, a cidade e elementos do universo das tattoos. Ele também ganhou atenção aos detalhes com refinamentos.

Imagem mostra aplicações do mascote Milkito na identidade da MIlk Ink.

Confira o projeto completo aqui.

Pra resumir:

Mudanças são bem-vindas e, muitas vezes, necessárias. Por isso, tenha em mente: rebranding é sinônimo de transformações significativas, enquanto que brand refresh traz atualizações que valorizam elementos já reconhecíveis em uma marca.

Antes de escolher entre rebranding ou brand refresh, lembre-se de refletir sobre o cenário atual e o papel que a marca desempenha no sucesso do negócio. 

Vamos conversar sobre sua marca?

Esperamos que tenha aproveitado a leitura!

 

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